Nintx e CIEnP se associam para desenvolver terapias multialvo contra doenças inflamatórias intestinais
As instituições colaborarão na pesquisa de plantas medicinais para desenvolver novas terapias para doenças inflamatórias intestinais crônicas e multifatoriais.
PARCERIAS
4/15/20242 min read
Plantas e microrganismos sintetizam metabólitos secundários (produtos naturais) para se perenizarem. Como os humanos compartilham genes com todos os organismos, produtos naturais podem modular alvos biológicos em nosso genoma. Entretanto, evidências científicas recentes, como a produzida pelo American Gut Project, demonstram claramente que produtos naturais, especialmente derivados de plantas, também podem modular profundamente o microbioma humano. Consequentemente, produtos naturais de plantas têm um enorme potencial para servirem como uma plataforma extraordinária na modulação concomitante de alvos biológicos e microbioma de humanos, gerando terapias para doenças multifatoriais (terapias multi-alvo).
Nesse sentido, a Nintx (Next Innovative Therapeutics), com sede em São Paulo, e o CIEnP (Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos), de Florianópolis, estão celebrando uma parceria com o apoio da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) para mapear, selecionar e pesquisar plantas medicinais visando desenvolver terapias multialvo contra doenças inflamatórias intestinais crônicas multifatoriais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Nos termos do acordo, após a conclusão das etapas conjuntas de descoberta, estudos pré-clínicos e escalonamento/formulação, a Nintx prosseguirá com o desenvolvimento e a comercialização das terapias derivadas, assegurando ao CIEnP os direitos decorrentes da colaboração.
“Pesquisadores do CIEnP, desde a década de 90, trabalham em parceria com as principais empresas brasileiras farmacêuticas e de cosméticos no desenvolvimento pré-clínico de projetos voltados para a obtenção de produtos farmacêuticos à base de plantas. A Nintx, com seu know-how em pesquisa e desenvolvimento (pré-clínico, IFA/formulação, clínico e negócios), complementará perfeitamente nossa plataforma pré-clínica”, disse o Dr. João B. Calixto, diretor presidente do CIEnP. “O CIEnP tem profundo conhecimento e experiência com parcerias com as indústrias em transformar plantas medicinais em candidatos pré-clínicos de alta qualidade. A ideia é aliar essa expertise às nossas tecnologias proprietárias no campo do microbioma humano (xGIbiomics®) para desenvolver terapias que modulem alvos biológicos e o microbioma humano concomitantemente (terapias multialvos) visando o tratamento de doenças inflamatórias intestinais crônicas multifatoriais”, afirmou Dr. Cristiano Guimarães, CSO, Nintx.
Sobre o CIEnP. Financiado pelo Governo do Brasil através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Saúde, e com apoio do Estado de Santa Catarina, o CIEnP possui 24 laboratórios de pesquisa com cientistas de alto calibre e moderna instrumentação para realizar estudos pré-clínicos de eficácia e segurança de produtos naturais, fitoterápicos, moléculas sintéticas e produtos biológicos.
Sobre a Nintx. Originada no Brasil para traduzir complexas interações biológicas (plantas e microrganismos) em novas terapias, a Nintx acredita que muitas necessidades médicas não atendidas são multifatoriais, exigindo tanto a modulação de alvos biológicos quanto do microbioma humano, envolvido em processos fisiológicos e na gênese de muitas patologias.
Endereço
Av. Luiz Boiteaux Piazza, 1302 - Sapiens Parque, Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas.
©2024 - Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Mapa do site
Serviços
+55 (48) 3332-8400
contato@cienp.org.br