Debate discute caminhos para a inovação farmacêutica no Brasil

Evento reúne lideranças da ciência, governo e setor produtivo para discutir como o Brasil pode avançar na autonomia e inovação em fármacos e vacinas.

Sara Tolouei, PhD; Fabiana C. V. Giusti, PhD e João B. Calixto, PhD

10/6/20251 min read

Na última terça-feira, 1º de outubro, o Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promoveu um debate sobre os desafios e oportunidades da inovação farmacêutica no Brasil. A conferência principal foi conduzida pelo Dr. João Batista Calixto, diretor-presidente do Centro de Inovação e Ensaios Clínicos (CIEnP) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que apresentou a palestra “Inovação farmacêutica no Brasil: desafios, oportunidades e a necessidade de visão estratégica”.

A atividade fez parte das comemorações pelos 125 anos do IOC e foi transmitida pelo canal oficial do Instituto no YouTube.

Após a apresentação, o tema foi discutido por especialistas de diferentes instituições e áreas de atuação, incluindo:

  • Adriana Boueri Battaglia (Gerente do Departamento de Saúde, Finep)

  • Jorge Almeida Guimarães (UFRGS, ex-presidente da Capes e ex-presidente da Embrapii)

  • Patricia Neves (Fiocruz/Opas)

  • Reinaldo Guimarães (Ex-secretário da SECTIC e DECIT/MSAbrasco/UFRJ)

  • Vitor Paiva Pimentel (Gerente de Estratégia Setorial para Saúde, BNDES)

  • Thiago Moreno (Pesquisador CDTS/Fiocruz)

  • Igor Ferreira Bueno (Diretor DECEIS/Ministério da Saúde)

O encontro foi mediado pelo Dr. Renato Cordeiro, pesquisador Emérito da Fiocruz e coordenador do Núcleo de Estudos Avançados.

Ao reunir representantes da academia, gestores de instituições públicas e do setor produtivo, o evento destacou a alta dependência do Brasil da importação de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), medicamentos prontos, vacinas e outros produtos estratégicos. Também evidenciou a urgência de fomentar a troca de experiências entre os diferentes atores do ecossistema de inovação em saúde e reforçou a necessidade de estratégias integradas e de uma política de Estado voltada à inovação no setor.

Se você se interessou pelo tema e quiser conferir o debate completo, é só acessar o link abaixo.