CIEnP contribui para pesquisa inovadora com óleo do gergelim amazônico contra o AVC
O CIEnP, em parceria com a Neuroprotect e financiado pela EMBRAPII, vem contribuindo na pesquisa do óleo de gergelim amazônico como potencial tratamento para AVC, aplicando sua expertise em estudos pré-clínicos de eficácia e segurança, e reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento de novas terapias para doenças neurológicas.
Fabiana C. V. Giusti, PhD; Sara Tolouei, PhD e João B. Calixto, PhD
9/26/20251 min read


Uma matéria recente, noticiada pela Folha de S.Paulo, trouxe à tona resultados animadores sobre o estudo do óleo extraído do gergelim amazônico para o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC). Considerado uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil e no mundo, o AVC ainda possui opções terapêuticas limitadas, reforçando a urgência por novas abordagens mais eficazes.
O projeto financiado pela EMBRAPII e desenvolvido no Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), em parceria com a Neuroprotect, avaliou a eficácia e a segurança do óleo de gergelim visando tratamento do AVC. Esses estudos pré-clínicos são indispensáveis para confirmar o potencial terapêutico (prova de conceito), identificar possíveis riscos (segurança) e abrir caminho para futuros ensaios clínicos em humanos.
A startup paraense Neuroprotect, fundada pelo neurocientista Walace Gomes Leal, doutor em Neuropatologia Experimental, busca desenvolver um protetor cerebral natural capaz de reduzir as sequelas deixadas pelo AVC. A partir de investigações com diferentes espécies da flora amazônica, o pesquisador e proprietário da Neuroprotect identificou ao menos seis plantas com propriedades neuroprotetoras, sendo o gergelim amazônico uma das mais promissoras.
Mais do que reforçar o valor científico da biodiversidade brasileira, a pesquisa evidencia a importância do apoio da EMBRAPII na colaboração entre universidades, empresas de base tecnológica e centros especializados em ensaios pré-clínicos, como o CIEnP. Essa integração tem o potencial de transformar saberes tradicionais e recursos da rica biodiversidade brasileira em potenciais terapias modernas, com impacto direto na saúde pública.
Leia a reportagem completa na Folha de S.Paulo:
Para mais informações:
Endereço
Av. Luiz Boiteaux Piazza, 1302 - Sapiens Parque, Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas.
©2024 - Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Mapa do site
Serviços
+55 (48) 3332-8400
contato@cienp.org.br